MICROBIOLOGY AND IMMUNOLOGY ON-LINE

Doença de Kawasaki
Centro para Controle de Doenças (CDC, EUA)


Há alguns relatos de uma síndrome inflamatória multi-sistêmica em crianças (MIS-C) associada com a doença do coronavírus 2019 (COVID-19), que pode se apresentar com características do tipo doença de Kawasaki.

A doença de Kawasaki (KD), também é conhecida como síndrome de Kawasaki, é uma doença febril aguda de etiologia desconhecida que afeta primariamente crianças com idade menor que 5 anos. A doença foi inicialmente descrita no Japão por Tomisaku Kawasaki em 1967, e os primeiros casos fora do Japão foram relatados no Havaí em 1976.

Os sinais clínicos incluem febre, erupções, inchaço das mãos e pés, irritação e vermelhidão na esclerótica, glândulas linfáticas e pescoço inchados, além de irritação e inflamação da bôca, lábios e garganta.

KD é uma causa de doença cardíaca adquirida nos Estados Unidos. Sérias complicações incluem dilatações das artérias coronárias e aneurismas. O tratamento padrão, imunoglobulina intravenosa e aspirina, diminuem substancialmente o desenvolvimento destas anormalidades de artéria coronária.

KD ocorre no mundo inteiro, com a maior incidência no Japão, e afeta na maioria meninos e crianças pequenas. KD pode ter uma sazonalidade inverno-verão e epidemias de comunidades inteiras têm sido descritas ocasionalmente.

Nos Estados Unidos continental, estudos de população e de hospitalização estimam uma incidência de KD variando de cerca de 9 a 20 por 100.000 crianças abaixo de 5 anos de idade. No ano de 2016, aproximadamente 5.440 hospitalizações por KD foram relatadas entre crianças abaixo de 18 anos de idade nos EUA; 3.935 dessas crianças tinham menos de 5 anos de idade, com uma taxa de hospitalização de 19,8 por 100.000 crianças naquela grupo de idade.

Definição do Caso

Para uma vigilância epidemiológica, o CDC define um caso de KD como doença em paciente com febre de 5 ou mais dias de duração (ou febre até a data da administração de imunoglobulina intravenosa se for administrada antes do quinto dia de febre), e a presença de pelo menos 4 dos seguintes 5 sinais clínicos:

Erupção
Linfoadenopatia cervical (pelo menos 1,5 cm de diâmetro)
Infecção bilateral da conjuntiva
Alterações na mucosa oral
Alterações nas extremidades periféricas

Pacientes cujas doenças não sigam a definição de caso de KD acima, mas que apresenta febre e anormalidades arteriais coronarianas são classificadas como sendo uma KD atípica ou KD incompleta.